sábado, 30 de junho de 2012

Christopher Nolan e o legado do Morcego

Christopher Nolan

Sendo leitor de quadrinhos, quando surge a notícia de uma nova adaptação para os cinemas de uma HQ famosa, geralmente, já fico pensando no fiasco que será fazer um filme para agradar o público em geral. Na época que li as primeiras notícias do novo filme do Batman, fiquei aliviado em saber que dessa vez não seria um fiasco. Não conhecia nenhuma obra do Christopher Nolan, até assistir "Batman Begins"...

Quando você assiste "Batman Begins", percebe que a intenção do diretor é fazer com que você acompanhe a trajetória de Bruce Wayne até se tornar o Cavaleiro das Trevas, cometendo erros e procurando se aperfeiçoar, sem aquela coisa ridícula de outros filmes em que anos de experiência em combate e luta contra o crime venha com os poderes adquiridos recentemente. Não dá.

Sobre "Batman Begins", em breve um artigo exclusivo sobre o filme aqui no blog.

Christopher Nolan conseguiu o que nenhum outro diretor havia conseguido ao adaptar Batman para os cinemas: trazê-lo para a nossa realidade, mesmo sendo um personagem de histórias em quadrinhos. Por mais que o Batman realize proezas impossíveis no filme, nada se compara com as coisas que o personagem é capaz de fazer nos quadrinhos. Certamente que o diretor leu as melhores obras do Cavaleiro das Trevas, extraindo o máximo possível delas com o intuito de nos contar uma boa história com começo, meio e fim. 

Depois de assistir "Batman Begins" e ter ficado satisfeito por finalmente terem feito um filme digno do personagem, pesquisei sobre o diretor que me convenceu que o Batman ainda pode ser interessante nos filmes, além dos quadrinhos. Algumas noites em claro na batcave, assistindo os primeiros trabalhos do diretor - isso ocorreu já fazem 7 anos -, notei alguns detalhes relevantes inseridos em seus primeiros filmes, detalhes curiosos que compartilharei com vocês:

Following_Christopher Nolan

"Following", de 1998, é o primeiro longa-metragem original do diretor. O filme conta a história de um jovem escritor que tem mania de seguir outras pessoas. Esse jovem escritor é interrogado, e  confessa a sua mania ao mesmo tempo em que tenta explicá-la. Ele confessa que passa a observar uma pessoa e depois passa a segui-la, mas que é algo aleatório, sem regras.

Following_Christopher Nolan

Com o passar do tempo, essa mania vai se tornando cada vez mais incontrolável e ele passa a criar regras, por exemplo: não seguir a mesma pessoa duas vezes e nada de seguir mulheres à noite em becos escuros. 

Não dura muito tempo para que ele acabe quebrando boa parte das regras por dias seguidos, fazendo com que ele siga e acabe conhecendo Cobb, um ladrão. Esse ladrão invade a casa das pessoas, revira tudo, troca as coisas de lugar, mas nunca rouba nada de valor, já que a única coisa que ele procura é uma tal "caixa de segredos". Depois de conhecer Cobb, o jovem escritor passa a invadir casas com ele. O filme possui uma história não linear, as cenas que são mostradas não seguem uma ordem cronológica, aspecto esse que lembra outro filme de C. Nolan: "Memento" (Amnésia), de 2000,  baseado no conto de Jonathan Nolan, irmão de C. Nolan que também é roteirista.

Memento

Em "Amnésia", um homem tenta impedir que um ladrão estupre a esposa durante uma tentativa de assalto, mas ao fazer isso, recebe uma forte pancada na cabeça. Depois de sobreviver ao ataque, ele passa a esquecer fatos recentes, pois está com amnésia.

Se pretende conhecer outras obras de Christopher Nolan, aí está uma que recomendo, já que é nesse filme que notamos a ótima capacidade que ele possui de nos contar uma boa história, mesmo com todos os detalhes, sem que se torne um filme cansativo de assistir. Assista esse filme!

Mas voltando ao filme "Following", o nome "Cobb" não te faz lembrar de outro filme? Esse é o mesmo nome do "ladrão de sonhos" no filme "Inception" (A Origem), de 2010. É preciso mencionar que muitos anos antes do filme "A Origem" ter sido produzido, em 2001 C. Nolan já havia escrito 80 páginas do que viria a se tornar o roteiro do filme e o apresentou para algumas produtoras, mas até então nenhuma havia demonstrado interesse. Depois do sucesso de "Batman Begins", a Warner apostou na história do diretor e dado o sucesso que o filme obteve, apostou certo.

Inception_

O último filme original do diretor havia sido "Following", depois de trabalhar com histórias de terceiros e adaptações de quadrinhos, C. Nolan nos presenteia com outro trabalho original, o filme  "A Origem" - um dos meus favoritos. Mesmo que o tema abordado no filme não seja original, afinal, nós já assistimos filmes em que a realidade é questionada; "A Origem" possui uma excelente história baseada nos princípios de que o mundo a sua volta pode não ser o real. 

"Construir sonhos a partir de memórias é a melhor maneira de perder a noção do que é real e do que é sonho."

Além da história prender a atenção, os efeitos especiais que são usados para ilustrar as inúmeras possibilidades dentro dos sonhos e a incrível trilha sonora de Hans Zimmer, colaboram para que filme seja assistido mais de uma vez, sem ao menos correr o risco de se tornar desinteressante. E já que mencionei o compositor Hans Zimmer, devo confessar que a trilha sonora que ele produziu para o filme é uma das minhas preferidas, além da trilha do Batman. E uma curiosidade sobre a trilha sonora: Hans Zimmer usou alguns trechos da canção "Non, je ne regrette rien" de Édith Piaf para compor a trilha do filme. Muitos consideram "A Origem" a obra-prima do diretor.

E o que dizer dos atores que C. Nolan costuma escalar para formar o elenco de seus filmes? Boa parte do elenco do filme "A Origem" estará em "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", outra notável mania essa a dele de montar um elenco com um ou mais atores com quem já tenha trabalhado.

E para terminar, veja uma série de curiosidades envolvendo as obras do diretor:

  • Como eu havia mencionado, no filme "Following", de 1998, o jovem escritor que tem mania de seguir pessoas conhece um ladrão chamado Cobb. Esse ladrão invade a casa das pessoas, revira tudo, troca as coisas de lugar, mas nunca rouba nada de valor, já que a única coisa que ele procura é uma tal "caixa de segredos". No filme "A Origem", existe um "ladrão de sonhos" chamado Cobb;
  • No filme "The Prestige" (O Grande Truque), 2006, as iniciais dos principais personagens da trama, Alfred Borden (Christian Bale) e Robert Angier (Hugh Jackman), formam a palavra "ABRA" de "Abracadabra", palavra que geralmente é usada por ilusionistas;
  • Além de Christian Bale, Michael Caine faz parte do elenco em "O Grande Truque" e ambos já haviam trabalhado juntos pela primeira vez em "Batman Begins";
  • A atriz Evan Rachel Wood foi convidada por Nolan para ser a personagem Ariadne em "A Origem" (papel de Ellen Page), mas esta recusou o trabalho. Depois disso, outras atrizes foram cogitadas para o papel, entre elas: Rachel McAdams, Emily Blunt e Emma Roberts;
  • James Franco foi cogitado para ser Arthur em "A Origem", mas o personagem ficou com o ator Joseph Gordon-Levitt, que está no elenco de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge";
  • A atriz Aishwarya Rai (Pantera Cor-de-Rosa 2) seria a personagem Mal, a esposa de Cobb em "A Origem", mas o papel ficou com a atriz Marion Cotillard;
  • As atrizes Marion Cotillard e Ellen Page disputaram o Oscar de Melhor Atriz em 2008, mas quem levou a estatueta foi Marion Cotillard, pelo filme "Piaf - Um Hino ao Amor";
  • Marion Cotillard está no elenco de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", onde será a personagem Talia Al Ghul, filha de Ra's Al Ghul (Liam Neeson), o mestre de Bruce Wayne que o treina em "Batman Begins";
  • Cillian Murphy fez parte do elenco em "Batman Begins", "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008) e em "A Origem";
  • Michael Caine fez parte do elenco de "Batman Begins", "O Grande Truque", "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "A Origem" e estará no elenco de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge";
  • O ator Tom Hardy que fez o personagem Eames, um falsificador que consegue mudar a forma dentro dos sonhos em "A Origem", será o vilão Bane em "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge";

E, obviamente deixei o mais curioso para o final, já que se trata de algo muito mais importante do que qualquer outra informação encontrada neste blog: 

Following_Christopher Nolan_ Batman Symbol

Esta imagem é de uma cena do filme "Following", onde um adesivo do símbolo do Batman pode ser visto na porta de uma das casas que o ladrão Cobb invade. Sim, eu poderia ter mostrado isso assim que mencionei o filme logo no início da postagem, mas não teria graça. O interessante é voltar ao ponto inicial depois de tantas informações fragmentadas, como coletar evidências da cena de um crime para desvendar o mesmo. 

Quando que C. Nolan um dia imaginou que seria o responsável pela melhor trilogia e adaptação do Cavaleiro das Trevas? Além disso, fica evidente que o diretor adora um "quebra-cabeça", tanto o é, que o vilão do último filme do Batman seria o Charada.

Estariam todos os personagens de seus filmes presos em Gotham City, ou simplesmente todos dentro de um sonho dentro de outro sonho buscando a verdadeira realidade?

Até a próxima!

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.