domingo, 8 de julho de 2012

[Arquivos Secretos da Batcaverna] - A origem do Batman

Batcave_Online

Todos possuem uma origem e isso não é diferente com um dos personagens mais conceituados dos quadrinhos, que também é um dos ícones da cultura pop. Hoje você é o detetive, então explore os segredos contidos na batcaverna e descubra o passado do "Homem-Morcego"...

Se existe algo de interessante no universo dos quadrinhos de super-heróis, trata-se da origem deles: o processo de criação mostrando o até então não super-herói levando uma vida "normal" até que um belo dia, por meio de algum acidente (geralmente é um acidente), a vida da pessoa é modificada para sempre.

A DC Comics possui uma característica diferente da Marvel Comics quando trata-se de contar a origem de seus personagens: geralmente ocorre uma grande saga no Universo DC que acaba por modificar a realidade em que os personagens se encontram, dando a oportunidade dos roteiristas incluir ou retirar detalhes da origem do personagem. Isso já se tornou comum na DC Comics, o que muitos leitores detestam - é por isso que sou mais fã da Marvel. 

Recontar origens é uma tática para vender mais revistas e apagar os erros do passado por conta de sagas com o desfecho ingrato, assim como matar personagens e trazê-los de volta também funciona como gancho para aumentar o número de vendas ao chamar a atenção dos leitores. 

E sobre a origem desses ícones dos quadrinhos, quase todos sabem que o Peter Parker ganha os poderes que o tornam no Homem-Aranha depois de ser picado por uma aranha radioativa; que Matthew Murdock fica cego por causa de um isótopo radioativo que cai de um carro depois que ele salva um idoso de ser atropelado, o material não só o deixa cego, mas acaba ampliando os seus sentidos e ele  passa a combater o crime com o vulgo de Demolidor; o piloto Hal Jordan é escolhido pelo anel cósmico para se tornar Lanterna Verde, depois que o portador do anel, o alienígena Abin Sur, estava prestes a morrer depois de ter caído com sua nave em nosso planeta. 

A da criança que vê os pais morrerem durante um assalto e passa a combater o crime quando adulto, todos devem conhecer, mas vamos aos detalhes.

A criação do personagem


O Batman apareceu pela primeira vez na edição #27 da revista "Detective Comics", Maio de 1939, sendo um personagem criado pelo desenhista Bob Kane e o roteirista Bill Finger. A criação do Batman geralmente é associada somente ao desenhista Bob Kane, recebendo todos os créditos pela criação, porém, o personagem possui muitas características inseridas por Bill Finger.

Detective Comics #27

Até mesmo a criação do Batman é algo que precisamos investigar, já que existe um elemento desconhecido e importante desta história: Frank D. Foster II, o estudante de arte que distribuiu alguns desenhos para editoras, incluindo a DC Comics, em 1932 - sete anos antes do Batman ser publicado -, parece que é a verdadeira pedra angular na criação do Batman.

Existe um site sobre Frank D. Foster II criado pelo filho com o intuito de esclarecer esta que parece ter sido uma grande injustiça praticada pela DC Comics. Como o site está em inglês, irei reproduzir algumas informação traduzidas aqui no blog:

No início dos anos 1930, quando o mundo foi tomado pela Grande Depressão, Frank D. Foster II era um jovem estudante de arte em Boston. Foster tornou-se amigo de Al Capp, que mais tarde tornou-se famoso pela história em quadrinhos "Li'l Abner". Capp estava interessado em desenhos animados e histórias em quadrinhos, e sugeriu a Foster que eles deveriam trabalhar juntos para desenvolver alguns personagens de quadrinhos. Ele trabalhou com Capp brevemente e "inventou" um par de idéias.

Foster descreveu isso em uma entrevista de 1975 com um advogado de Boston:

"... Ele me interessa o suficiente para fazer algumas idéias irem adiante. E parece-me que naqueles dias, e mesmo agora, que a maioria de todas as tiras dos heróis, as aventuras eram todas de dia, tais como, voar através do céu durante o dia e fazer boas ações e assim por diante - e eu pensei, bem, por que não poderia ter aventuras à noite? Tem que ter um super-herói que lute pela justiça à noite. Então, comecei a trabalhar, apenas brevemente, muito brevemente, não muito sério, com Al Capp, e tive até um par de idéias com ele.

"... Uma das coisas em que pensei foi o Batman ..."

Em julho de 1932, Foster casou-se com Ruth Hardy, e ele entrou para o ramo de pintura e decoração. O negócio que havia criado fracassou em 1936.

No outono de 1936, a família Foster agora era composta por três pessoas, pois Frank D. Foster III havia nascido naquele ano. Em outubro, com a falência do negócio, Foster se mudou para Nova York.

Desde então e até o outono de 1939, Frank encontrou trabalho intermitente e de meio expediente em uma variedade de trabalhos, incluindo murais de pintura de desenhos animados e desenhando na Feira Mundial de 1939 para os editores.

Os Fosters primeiro viveram na East 53rd Street, que ficava próximo de uma série de editoras de quadrinhos, incluindo uma das maiores, a DC Comics, que ficava na East 46th.

De transição entre empregos, Frank tentou circular seus desenhos entre as editoras de quadrinhos e de ficção e alguns dos itens em seu portfólio foram os desenhos que fizera alguns anos antes, enquanto colaborava com Al Capp. Os desenhos incluídos no portfólio continham vários conceitos, incluindo o painel de "Batman".

Em particular, ele lembrou de ter trabalhado por duas semanas desenhando quadrinhos na Munsey Publicações. Segundo seu filho, ele também deixou seu trabalho com várias editoras, incluindo a DC comics da 480 Lexington Avenue, lá o material seria revisto para possível publicação. Ele deixou os desenhos, mas depois de um tempo a DC os devolveu, dizendo que não haviam sido aprovados e assim não seriam publicados. Frank Foster II mencionou ao filho não lembrar das datas exatas e dos nomes das pessoas que o entrevistaram na DC. 

Além disso, algo que comprova os desenhos durante este período é uma carta de um amigo do Foster, que viveu no mesmo apartamento em Nova York no final dos anos 30. Em 1975, Frank escreveu para Byron MacDonald na tentativa de descobrir se Byron lembrava de ter visto os seus desenhos durante este período. Cerca de duas semanas depois, MacDonald respondeu:

"Eu definitivamente me lembro desses desenhos e de como tivemos várias discussões sobre "Batman" no tempo curto em que Frank trabalhava lá."

Em 1939, o trabalho na Feira Mundial terminou e os Fosters mudaram-se para Washington DC, onde Frank foi trabalhar ajudando o curador da Mellon Art Gallery (agora a National Gallery of Art).

Logo depois de se mudar para Washington, Frank viu os quadrinhos do "Batman", que era a novidade nas bancas. Sua esposa se ​​lembra dele dizendo: "Você tem que olhar isso! Eles roubaram o Batman!".

Sem ter recursos financeiros para advogados ou conhecimento de como proceder com a realização de qualquer coisa sobre ele, nada foi feito.

Frank D Foster II faleceu em 1995. Seu filho Frank III sente que, embora não há nenhuma chance para qualquer tipo de ação judicial, ele acredita que seu pai deveria pelo menos receber algum reconhecimento por sua idéia:

"Na minha cabeça houve uma tremenda injustiça e eu não me sinto bem sobre apenas deixar a mentira continuar e nunca fazer algo sobre o que acho direito.

"Meu Pai faleceu, por isso, nada se desenvolve, ele não estará lá para se divertir. Há uma injustiça e isso deve ser corrigido, e mesmo que seja póstuma, ele merece algum reconhecimento/crédito. Eu sei que ele criou o Batman. É o Batman em primeiro lugar. Foi lá, no mesmo local, ao mesmo tempo, Batman foi publicado. Tem que haver uma conexão. A possibilidade de dois homens em 5.000 anos de história que chegam ao mesmo personagem que é um herói da noite, com o mesmo nome de Batman, ao mesmo tempo, no mesmo local na Terra, é zero."

Fiz algumas alterações no texto original para melhor compreensão do leitor.

Site de Frank D. Foster II: www.originalbatman.com

No site é possível ver alguns rabiscos de Frank D. Foster II, na parte "The Drawings".

O que acharam dos desenhos? É um fato é curioso, não? Segundo informações que encontrei no Google, a DC Comics reconheceu os desenhos de Frank D. Foster II como autênticos. Até mesmo a criação do Batman é envolta de mistérios. Este foi o primeiro artigo de uma série sobre a origem do Batman. No próximo "arquivos secretos da batcaverna", a origem do Homem-Morcego nos quadrinhos.

Batcave_Online_A_Origem_do_Batman

Curta a página do blog no Facebook.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.