domingo, 15 de julho de 2012

[Arquivos Secretos da Batcaverna] A origem do Batman #2

Detective Comics #27

O Batman, criação de Bob Kane e Bill Finger, apareceu pela primeira vez na edição #27 da revista "Detective Comics", em maio de 1939. Acesse os arquivos secretos da batcaverna e descubra mais sobre a origem do Cavaleiro das Trevas.

Antes de começar, vale lembrar que apesar do desenhista Bob Kane levar mais créditos sobre a criação do personagem Batman, Bill Finger foi o maior colaborador na constituição do personagem. O mais importante nessa criação, porém, é de um terceiro elemento pouco conhecido dos fãs e não-fãs do Batman: o desenhista Frank D. Foster II, que teve a sua criação roubada e usada indevidamente pela DC Comics. Mais detalhes sobre Frank D. Foster II no primeiro artigo da "Origem do Batman":


O ano é 1939 e a taxa de crimes violentos nos EUA só aumentam, isso desde o começo da década de 20, quando os gângteres infestam cidades como Chicago e Nova Iorque, fazendo suas atividades ilegais no período da Lei Seca. Além deste fator, em 1929 os EUA sofre com A Grande Depressão, o período de grande crise econômica provocado pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.

Al Capone
Al Capone, um dos líderes mais famosos da máfia durante o período da Lei Seca nos EUA

É neste ambiente hostil que o Batman surge. Bob Kane e Bill Finger pensaram em um personagem sem super-poderes, mas com recursos o suficiente para se infiltrar no submundo e combater o crime por causa da ineficiência do Estado. Mas, como alguém decide combater o crime? Quais as suas motivações?

Diferentes de outros super-heróis dos quadrinhos, a tragédia que modificou a persona de Bruce Wayne para sempre aconteceu cedo demais, exatamente quando ele tinha apenas 8 anos: em uma noite, Bruce foi com os pais, Thomas Wayne e Martha Wayne, ao teatro assistir uma ópera. Thomas Wayne é o dono das empresas Wayne, um dos símbolos de Gotham City, mas apesar de ser bilionário, Thomas é um filantropo e procura minimizar os impactos causados na cidade por causa da má gestão que esta sofre, oferecendo meios de transporte de baixo valor e outros recursos para os moradores mais pobres.

Thomas procura afastar o filho dos problemas que é administrar as empresas Wayne o quanto pode, mas sabe que um dia Bruce terá de herdar o império construído pelos seus ancestrais e fazer com que ela continue sendo um símbolo de algo positivo, de prosperidade e orgulho para os que vivem em uma cidade castigada pela corrupção. Curiosamente, Thomas jamais poderia imaginar no que o filho se tornaria para Gotham.

Bruce Wayne e família

Ao saírem do teatro a pedido de Bruce, a família é surpreendida em um beco por um assaltante que exige os pertences de todos. Mesmo colaborando, o bandido mira na direção de Martha e isso provoca uma reação de Thomas, que é baleado junto com a esposa. O jovem Bruce assiste ao assassinato dos pais e vê o bandido fugir, certo de que permanecerá impune. Após este evento trágico, o mordomo Alfred Pennyworth, que trabalha para a família Wayne há anos, passa a cuidar do jovem patrão. Quando Bruce completa a maior idade, decide viajar pelo mundo em busca de conhecimento para então um dia voltar à Gotham e vingar-se.

Anos e anos se passam e Bruce Wayne viaja pelo mundo, aprendendo tudo o que acha útil, como técnicas de meditação, artes marciais, técnicas investigativas, idiomas e etc. A intenção dele é de se tornar alguém apto a fazer qualquer coisa, muito além do que um ser humano normal e limitado. Mesmo com o passar dos anos, a imagem dos corpos dos pais sem vida estendidos no chão, ainda permanecem na mente de Bruce e o atormentam.

Batman e a origem

Ele entende que alguém falhou, que tudo aconteceu por existir uma brecha na Lei, que aconteceu por ser fruto da corrupção, já que alguém deveria cuidar disto. Aquele evento poderia ser evitado, caso realmente o sistema funcionasse. Será que poderia ser evitado?

Quando volta para Gotham, Bruce acha que está preparado para fazer sua primeira investida contra o crime. Bruce Wayne sabe que foi o sentimento de vingança que o levou a treinar por anos, na tentativa de um dia poder punir o bandido que matou sua família; mas o plano agora é de evitar que o mesmo aconteça com as outras pessoas, transformando a tragédia em uma força motivadora para fazer algo positivo pela sociedade. Pelo o menos é nisso que Bruce pensa ao ingressar na "carreira" de vigilante.

Agora ele possui o treinamento mais que o necessário, além dos recursos, mas falta uma coisa... Falta um símbolo, uma marca de que algo de novo e diferente existe em Gotham, algo que os criminosos aprendam a temer. Bruce está pensando sobre isso, sentado em uma cadeira na sala da mansão Wayne, se aquecendo perto da lareira em uma noite fria.

Batman

É nesse momento que um morcego entra na sala por uma janela aberta, o que Bruce interpreta como um sinal e resposta para sua pergunta. Bruce decide adotar a imagem do morcego, por ser uma criatura da noite, criando uma fantasia e produzindo um símbolo... Assim nascia o Batman, o maior combatente na luta contra o crime.

Batman

E quando surgiu, o Batman foi uma inovação no universo dos quadrinhos, já que diferente dos outros personagens, ele não possui super-poderes. Com o passar dos anos, o Batman ficou conhecido como o maior detetive do Universo DC. Depois passa a integrar a Liga da Justiça. Adota um orfão, o treina e faz com que ele torne-se um aliado no combate ao crime. Mais detalhes sobre a carreira do Cavaleiro das Trevas será explicado em outro artigo.

Se Gotham City ganhou um herói diferente, não ia demorar muito tempo para que novos vilões viessem a surgir.

Sobre a origem do Batman, essa é a versão original desde que o super-herói foi criado. A DC sempre procurou retirar e adicionar alguns detalhes na origem de seus personagens, mas o assassinato dos pais de Bruce Wayne estão intactos. Outros roteiristas fizeram um bom trabalho ao contar detalhes não explorados da origem do Batman, como é o caso do que ele realmente fez durantes anos fora de Gotham, os detalhes desse exílio.

Os próximos artigos serão sobre os vilões, as parcerias com outros super-heróis, as melhores e mais importantes sagas do Batman que o definiram como o conhecemos hoje e outros detalhes sobre o universo de suas histórias.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.