quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os vilões do Batman #3

inimigos do Batman

O valor de um herói: alguns acreditam que não pode ser medido somente por seus atos, mas pelo nível dos desafios que enfrenta... 

No caso do Batman, cada inimigo é um tipo diferente de desafio, cada um requer um tipo de estratégia para que possa ser derrotado. Este é o terceiro resumo sobre os vilões do Cavaleiro das Trevas.

Antes de continuar, leia os outros dois artigos sobre os vilões do Batman:


E como eu havia prometido, com vocês o terceiro resumo sobre os vilões do Batman. 

"A gata... Sete vidas... Uma morte"


Okay, talvez seja errado colocar a Mulher-Gato (Catwoman) neste artigo sobre vilões, já que o termo "anti-heróina" combina muito mais com ela, mas já que ela aprontou algumas vezes e o Batman precisou intervir, ela fica aqui somente pelo fato de ser considerada vilã nas antigas publicações.

Selina Kyle_Mulher-Gato

Selina Kyle é uma grande ginasta, além de ser especialista em artes marciais, já que treinou com o herói Pantera, membro da Sociedade da Justiça. A infância de Selina não foi fácil, já que a mãe cometeu suicídio e o pai morreu alguns anos depois, fazendo com que o futuro dela e de sua irmã, Magdalena, fosse algo incerto. Depois desses eventos, elas foram separadas, sendo que a Selina foi parar em um internato para garotas delinqüentes. Em uma das origens, "Batman - Ano Um", Selina é mostrada sendo uma prostituta antes de se tornar uma ladra fantasiada.

Quando adulta, treinou com o Pantera e depois acabou se mudando para Gotham. Ao chegar na cidade, acabou tornando-se uma ladra para sobreviver. Um roubo aqui, outro ali, até que um dia ela viu o Batman em ação e tudo mudou: ela também precisava fazer uma fantasia.

Não demorou muito para cruzar o caminho do Batman. No início, os dois descobriram que tinham uma forte atração um pelo outro, formando um "amor bandido" entre eles. Ao longo dos anos, Selina acabou se tornando uma parceira do Batman em algumas aventuras.

"O homem que quebrou o Morcego"


Muitos vilões criaram planos para destruir o Batman, planos que julgavam ser infalíveis, mas somente um chegou perto de encerrar a carreira do Cavaleiro das Trevas. O responsável por humilhar o Batman, Bane, nasceu em um presídio localizado em uma ilha de um país sem democracia. Para sobreviver naquele lugar, Bane cometeu o primeiro homicídio aos 8 anos de idade.

O tempo foi passando e Bane acabou se tornando o homem mais temido daquele lugar. Como ele preenchia os requisitos para a experiência de uma droga que o governo daquele país vinha desenvolvendo, Bane foi cobaia do experimento da droga Veneno, uma fórmula com a capacidade de elevar os atributos físicos do usuário. A proposta do governo era a de criar uma espécie de super-combatente.

O problema envolvendo o experimento, é que a droga ainda estava em teste, podendo provocar a morte da cobaia. Bane sobreviveu, mas caso fique sem tomar a droga, sofre com os efeitos colaterais dela.

O líder dos criminosos do presídio ouve falar de uma cidade corrupta chamada Gotham City, onde existe um vigilante que defende a cidade impedindo que o crime tome conta de vez dela. Tendo um novo desafio em mente, Bane prepara uma fuga e escapa do presídio, rumo à Gotham.

Bane vs Batman

Sendo muito inteligente e um excelente estrategista, Bane começa a vigiar as ações do Batman na cidade, estudando a forma de agir do herói, arquitetando uma forma de destruí-lo. É essa uma das melhores sagas do Batman, "A Queda do Morcego", onde o Bane humilha o Batman depois de quebrá-lo na batcaverna, não o matando, para que ele pudesse ver a destruição que Bane provocaria na cidade.

"A filha do Demônio"


Se existe um ponto fraco no Batman, esse é o fato dele se envolver com mulheres perigosas. Talia Al Ghul, esse é o "calcanhar de Aquiles" do Bruce Wayne. Quando Batman enfrenta a misteriosa Liga dos Assassinos, Talia o resgata da morte certa. Depois de investigar sobre a Liga, Batman descobre que ela é só uma parte de uma grande organização criminosa com células em todo o mundo. O líder por trás dessa organização é Ra's Al Ghul.

Talia Al Ghul

Bruce Wayne não sabia que tinha sido salvo pela filha de Ra's, Talia, que serve o pai como um fiel soldado, sendo inevitável um confronto entre os dois. Primeiro Talia é retratada como vilã, mas recentemente existiu um romance entre eles, resultando em um filho, Damian Wayne, cuja a existência foi descoberta anos depois por Bruce.

A personagem é complexa, em certos momentos ajuda o pai, em outros ajuda o Batman a impedir que os planos do pai se concretizem. Por geralmente estarem em lados opostos da Justiça, o Batman não vive com Talia, mesmo sendo a mulher que ama.

"O terror do Velho Mundo"


Eis que chegamos em um dos vilões mais interessantes e que melhor foi retratado em "Batman Begins", o "mestre" do Batman,  Ra's Al Ghul. Apesar de não ser retratado como sendo o mestre do Batman nos quadrinhos, a idéia do filme em mostrar alguém treinando Bruce Wayne, e esse alguém sendo Ra's, foi excelente.

Nos quadrinhos, Ra's tem 700 anos, sendo descendente de uma tribo de nômades da Arábia. Ra's sempre teve a natureza de um explorador, precisava conhecer outros lugares, outras culturas e como parte do processo para poder fazer isso, abandonou a sua tribo. Viajando pelo Velho Mundo, Ra's conheceu o grande amor de sua vida, Sora, com quem estabeleceu moradia em uma cidade desconhecida. Ra's tornou-se um estudioso de várias ciências, até que um dia encontrou algo que mudou a sua vida e a de sua esposa para sempre: os Poços de Lázaro.

Ra's Al Ghul

Durante a época em que viajou pelo Velho Mundo adquirindo conhecimento, Ra's ouvira falar sobre os Poços de Lázaro, um lugar que possui uma substância capaz de curar qualquer tipo de ferimento, sendo capaz até de tornar o homem mortal em imortal.

A esposa de Ra's foi assassinada por ordens do rei do lugar onde vivia, tudo por causa dele ter falhado em salvar o príncipe que estava morrendo. Ra's o havia levado para os poços para que ele pudesse se recuperar, mas o príncipe retornou insano. Ra's foi condenado a ficar preso com o cadáver da esposa. A castigo aplicado em Ra's o transformou em outra pessoa. Os anos se passaram, ele continuou estudando e absorvendo cada vez mais o conhecimento das culturas ao redor do mundo, tendo sua vida prolongada por intermédio dos Poços de Lázaro.

Rá's é o líder da Liga das Sombras, uma organização secreta responsável por destruir cidades corruptas ao longo dos séculos, provocando uma limpeza geral através do extermínio de seus habitantes. Ra's acredita que a humanidade, em grande parte, está corrompida e precisa ser destruída para o novo possa existir. Ele vê em Batman o potencial para fazer esse trabalho, a idéia é fazer do Batman um aliado em seus planos para o mundo, mas o Cavaleiro das Trevas é contra matar. Ra's é o pai de Talia e avô de Damian Wayne, o filho do Batman.

Gotham está nos planos de Ra's.

"Essa cidade merece uma nova classe de criminosos"


Okay, ele é o maior de todos, não importa quantos vilões apareçam, o Coringa (Joker) ainda é o maior inimigo do Batman, justamente por ser o reflexo do que Bruce Wayne poderia ser caso ele desistisse de seguir em frente depois de uma tragédia. Em uma das origens que tentaram criar para o personagem, já o mostraram como sendo uma pessoa normal, tentando ganhar a vida, mas sempre fracassando.

Até que um dia ele simplesmente arrisca tudo, mas algo da errado, ele é transformado para sempre, despertando para a loucura, sendo algo mais confortável do que a realidade pessimista e esmagadora que o mundo nos apresenta. Para ele, o único meio de sobreviver depois de um grande trauma. Se existe algo que ele e o Batman compartilham, é que ambos em um determinado ponto da vida, apenas tiveram um dia ruim...

Coringa

Mesmo com algumas graphic novels que tentam contar uma possível origem do Coringa, é bem melhor o mistério que envolve tudo, fazendo com que a gente saiba somente que ele era apenas uma pessoa normal antes de se tornar o Palhaço do Crime. O Coringa sempre irá perseguir o Batman, pois o Morcego, de certa maneira, o motiva.

Coringa é o inimigo que deseja ver até onde o Cavaleiro das Trevas irá na luta contra o crime, até quando ele suportará a vontade de dar um basta nos dementes que provocam o caos em Gotham. Sempre com uma carta na manga, apesar da imprevisibilidade, a luta dele contra o Batman é apenas um jogo, onde ele vencerá - é o que ele acredita - ao convencer que o herói é apenas uma aberração, assim como ele.

***


Poucos suportariam o manto do Morcego, isso fica evidente pelos tipos de vilões que o Batman tem que enfrentar. Bruce Wayne pode ter todos os recursos para o auxiliar na luta contra os dementes de Gotham, mas a força de vontade de Bruce ainda é uma de suas maiores vantagens.

Nunca desistir, é o que o Batman faz. Os inimigos do Batman, por não conhecerem o passado de Bruce Wayne, não sabem que estão lutando com alguém que já perdeu tudo desde que os pais foram assassinados. Ele não possui super-poderes. O único poder que tem, é que nunca desiste.

Em breve, um resumo sobre as melhores histórias do Batman que serviram de inspiração para a trilogia de Christopher Nolan.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.