segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Fogo Ressurge

Batman - The Dark Knight Rises

"Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", um dos filmes mais aguardados do ano, teve a sua estréia no Brasil no dia 27. Desde então, já perdi a conta de quantas pessoas elogiaram a forma como o diretor Christopher Nolan encerrou a sua trilogia do Homem-Morcego. E antes de prosseguir com o artigo, sim, o Batman de Nolan é a melhor adaptação do personagem para o cinema.

Quando os primeiros indícios de que um terceiro e último filme seria feito, começaram os boatos de quem seria o novo vilão e como seria encerrada a trilogia. Muita gente acreditava que o vilão da vez fosse o Charada, já que o diretor tinha em mente usar o vilão na trama, mas não demorou para que isso fosse alterado.

Antes que eu esqueça de comentar, se existe algo babaca na web, são os cartazes que os fãs mais apressados fazem e propagam na rede. Provavelmente você já deve ter visto um do Johnny Depp como Charada, algum da Arlequina e um ridículo do Bane com a máscara de lutador... pura falta do que fazer.

Eu fui com o meu amigo e a namorada dele ao cinema, a nossa sessão era a última daquele dia, às 21h00. Já acomodado na sala de exibição, o que vinha em minha mente era: "o último filme do Batman, infelizmente tudo o que é bom acaba", sim, eu pensava isso, pois é raro fazerem algo de valor quando o assunto é adaptação. Sempre que vão adaptar alguma obra importante da cultura pop, é até comum eu torcer o nariz e depois notar que estava certo ao ver o resultado.

Antes do filme começar, era notável a grande expectativa do público, algo fácil de perceber depois de ouvir os comentários das pessoas ao redor. Um rapaz que estava com a família na fileira à frente da minha, ao ouvir alguns comentários com o meu amigo, interveio e fez parte da conversa. O cara, assim como eu, é fã do trabalho do C. Nolan na direção do Batman e também é colecionador de HQ's do herói (hoje em dia que coleciono os quadrinhos, antigamente apenas do desenho do Batman).

Antes de começar o filme, comentei com o rapaz que estava sentado na fileira da frente: "esse é o último filme do Batman, por mais que eles façam um reboot, outra história, jamais irão superar essa trilogia", e ele concordou comigo. E você sabe que não estou exagerando.

E logo percebo a logo da DC Comics anunciando a chegada do filme do ano...

Aviso: se você não assistiu o filme, não continue lendo, pois o texto possui revelações do enredo.

Sobre o filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Antes de tudo, peço desculpas pelo enorme artigo, tentei resumir ao máximo, mas não deu. E, outra coisa que não posso deixar de mencionar, é que recentemente li muita asneira com relação ao filme, no caso, alguns textos que acabam por distorcer o conceito do filme. Um exemplo disso foi um artigo escrito por um deputado, no qual ele distorce e insere um novo conceito ideológico no filme, obviamente, com a intenção de enganar os leitores e fazê-los de idiotas.

E este artigo não pretende ser o melhor sobre o filme, mas, o meu interesse é o de compartilhar com vocês o que achei do filme.

Sendo assim, vamos ao que interessa: o Cavaleiro das Trevas sumiu e nunca mais foi visto em Gotham City, mas um plano definitivo para destruir a cidade está sendo colocado em prática e isso irá obrigá-lo a voltar.

Operation Early Bird


A primeira cena trata-se de uma operação da CIA para descobrir e capturar um mercenário mascarado conhecido como Bane (Tom Hardy), que está envolvido em uma série de ataques terroristas em alguns países. Para isso, eles tentam extrair informações de outros mercenários que foram capturados durante uma missão de resgate que envolvia trazer de volta aos EUA o físico nuclear Dr. Leonid Pavel, um cientista que pediu asilo político. Essa missão de resgate ocorre no Uzbequistão.

O Dr. Pavel é o responsável por desenvolver um mini-reator de energia renovável, praticamente inacabável, só que o processo precisa de aprimoramentos, pois uma falha em um dos componentes é capaz de tornar o "treco" em uma bomba com grande poder de destruição.

Parte da missão estava concluída, já que o Dr. Pavel foi resgatado e está a bordo do avião, rumo aos EUA, assim como os mercenários prontos para o interrogatório.


Enquanto um dos mercenários é ameaçado ser jogado do avião por não colaborar, o outro mercenário encapuzado interfere no interrogatório do companheiro e ao ouvir a macabra voz, a atenção do líder se volta para a misteriosa figura encapuzada. Quando o capuz é retirado, a segunda parte da missão estava concluída, para o azar dos operativos da CIA.

Bane

E é assim que somos apresentados ao Bane, o vilão do último filme do Batman. Bane e seus mercenários tomam o controle do avião após matar os operativos da CIA, seqüestrando o Dr. Pavel em uma alucinante cena de ação, sendo apenas uma prova do quanto Bane e seus soldados são perigosos.

Claro que um filme desse nível não escaparia de possuir aquelas mentiras básicas dos filmes de ação, mas mesmo assim, a cena é ótima. Outra coisa que fica evidente nessa cena, é o quanto seus seguidores estão dispostos a morrer pela causa. Um dos soldados de Bane não titubeia a ordem que ele dá, em que consiste ficar no avião, aceitando morrer pela causa.

E gostei do Tom Hardy no papel do vilão, além da nova leitura de Bane para o cinema, já que no ridículo "Batman & Robin" (1997), ele era uma criatura praticamente sem inteligência e com um corpo totalmente deformado, sendo muito diferente dos quadrinhos. Clique aqui e veja a imagem, pois não mancharei o artigo com essa porcaria.

C. Nolan é elogiado por tentar aproximar os personagens da realidade, mesmo que baseados em um universo fictício que é o dos quadrinhos: este novo Bane, por exemplo, possui uma máscara bizarra cobrindo boa parte da face, que mais parece uma focinheira para impedir que um cão agressivo não consiga morder quem passe por perto. Obviamente que ela não serve para isso, mas para amenizar a dor que ele sente desde que foi desfigurado, algo que explicarei melhor mais adiante. C. Nolan quis causar impacto com a aparência do vilão, o que consegue, pois o perigo fica evidente só de olhar para o sujeito.

Teve gente que não gostou da atuação do Tom Hardy, mas só o fato dele ter que articular a voz de uma maneira diferente (mesmo com a voz alterada pela máscara) e transmitir com ela, além do olhar, um ódio e desprezo pela vida, já é digno de elogio.

Muita gente reclamou da voz do vilão, algo que é impossível de compreender, já que você está vendo um cara que possivelmente sofreu algum tipo de acidente. Ter uma voz harmoniosa e compreensível usando aquela máscara na cara, é pedir muito. E para quem ainda reclama, veja este vídeo que faz um comparativo entre a voz original e a modificada: http://vimeo.com/46416782

Outro detalhe fica para o traje do vilão, que lembra o uniforme de mercenários que atuam no leste europeu. Quando vi o traje do vilão pela primeira vez, também lembrei de um dos uniformes que os soldados da SPETSNAZ usam ("SPETSNAZ" é algo como "tropa especial" do exército russo). E, para completar, veja um dos símbolos desta tropa:

SPETSNAZ

Curioso, não? E na época em que algumas imagens do Bane começaram a ser propagadas na internet, era impossível olhar para o visual dele e não lembrar de um soldado da SPETSNAZ. A origem dele não é mencionada no filme, além do sotaque não ter nada que lembre o idioma russo, então fica difícil afirmar se ele é da Rússia ou de qualquer país próximo à ela.

Bane

Um dos primeiros virais que saíram do filme, consistia em acessar o site através de sua conta do Twitter, usando a hashtag #thefirerises, então o avatar dos usuários iam formando a imagem, uma espécie de mosaico de avatares. Ao completar o número necessário de usuários participando do viral, a imagem do vilão era revelada.

O Dia de Harvey Dent


Uma confraternização acontece na mansão Wayne, mas Bruce não participa, pois há anos, depois de sua última aventura como o Batman, está recluso em seu domínio, longe de qualquer evento da high society de Gotham City.

É o Dia de Harvey Dent, esse é o motivo da celebração que homenageia o herói de Gotham. No comando do discurso, o Comissário Gordon (Gary Oldman), o homem que sabe de toda a verdade sobre aquela noite há oito anos atrás; mas para um bem maior, é obrigado a manter segredo sobre o que sabe.

Harvey Dent Day

Para Gordon é difícil suportar a mentira que sustenta, ele até mesmo escreve uma carta onde relata tudo o que aconteceu naquela noite. Ele cogita em ler essa carta em seu discurso, mas desiste, pois isso pode colocar um fim em algo que finalmente acontece de bom em Gotham: a punição para os criminosos está mais rígida, a máfia perdeu o seu poder e muitos dos criminosos que estavam presos no Asilo Arkham, agora estão confinados na prisão Blackgate.

O resultado disso tudo, é que as ruas de Gotham estão praticamente limpas, a população sente mais segurança em sair de casa. O problema é que o homem que tanto veneram, Harvey, havia tentado matar o filho mais novo do Comissário, fora outros assassinatos que cometeu naquele dia.

Segundo Gordon no filme, algumas vezes devemos quebrar regras e criar outras, se realmente queremos manter a ordem, já que não se pode confiar totalmente em outros poderes. Não questiono as atitudes do Comissário, mesmo sabendo que ele não está acima dos outros para omitir algo tão importante, mas diferente de muitos, desde o início ele luta contra a corrupção existente em um dos setores que deveria ser motivo de orgulho para a população da cidade, o D.P.G.C (Departamento de Polícia de Gotham City).

O Comissário lamenta pelo desaparecimento do Batman, pois ele estava lá, ele conhece a verdade.

Um homem recluso em sua caverna


Durante o evento na mansão Wayne, a ladra Selina Kyle (Anne Hathaway) consegue roubar o colar da mãe de Bruce, após se infiltrar no evento como uma garçonete e ter a permissão do mordomo Alfred Pennyworth (Michael Caine) de ir levar comida ao patrão, que deseja não ser incomodado.

Depois de ser flagrada roubando, Selina consegue escapar de Bruce.

É nesse momento que, depois de longos anos, podemos ver Bruce Wayne (Christian Bale), agora um homem recluso e de aparência debilitada. Desde o incidente envolvendo a morte de Harvey Dent, Bruce se locomove com o auxílio de uma bengala, resultado do machucado na perna que ganhou ao impedir que Harvey matasse o filho do Comissário Gordon.

Bruce Wayne

Gostei de mostrarem o Bruce dessa forma: uma pessoa fraca, debilitada tanto fisicamente quanto psicologicamente desde a sua última aventura como o Batman. Bruce não se perdoa por Rachel ter morrido. Agora é possível notar o estrago que o Coringa provocou no Batman. Para que o Coringa não saísse vitorioso, o Batman convence o Comissário Gordon de que ele deve assumir a responsabilidade pelas mortes dos inocentes, principalmente a do Harvey Dent, sendo ele um dos orgulhos de Gotham, o povo não deveria saber que o homem que combatia a corrupção havia se transformado em um assassino.

Caso isso acontecesse, o Coringa ganharia, já que o intuito dele era provar para todos que o motivo de orgulho da população de Gotham havia se corrompido. Feito isso, o povo perderia a fé. O intuito do Palhaço do Crime é mostrar que todos podem ser corrompidos, sendo apenas uma questão de tempo e oportunidade para que isso ocorra. Resumindo: era uma batalha pela alma de Gotham.

Joker Card

Bruce parece não ter mais ânimo em viver, recluso em sua mansão, o que preocupa Alfred, o homem que viu o patrão crescer traumatizado pela morte dos pais. Alfred tem uma relação paternal com Bruce, isso fica evidente, pois se preocupa com ele, nunca quis que ele se envolvesse nessa jornada na luta pela Justiça; mas quando Bruce precisou de apoio, nos momentos decisivos, Alfred sempre esteve por perto, sendo o seu braço direito.

Bruce Wayne e Alfred

Ainda sobre o roubo na mansão Wayne, Alfred se incomoda com o fato de Bruce não acionar a polícia para investigar o ocorrido, mas ele revela que descobriu que Selina não havia roubado somente o colar, mas também as digitais dele. Quem deseja as digitais de Bruce Wayne e para quê? Enquanto Bruce se ocupa deste detalhe, uma tempestade se aproxima.

"Gatos são pessoas misteriosas. Há mais coisas passando naquelas mentes do que nós podemos imaginar." (Sir Walter Scott)


Eu gostei de ver a Anne Hathaway como a Mulher-Gato, pois ela conseguiu realizar uma mistura de delicadeza e sensualidade, camuflando uma verdadeira natureza perigosa. Gostei também do  estilo do traje que ela usa, assim como a tiara, fazendo uma referência ao seriado dos anos 60,  onde as atrizes (Julie Newmar e Eartha Kitt) que viveram a personagem, usavam uma tiara que completava a fantasia de Mulher-Gato. 

E, antes que me massacrem, sei que não é uma tiara, aquilo é o óculos que ela usa no filme. A verdade é que quando não está usando o óculos, parece com uma tiara. O modelo que Anne usa, é mais semelhante com o da atriz Eartha. Esse seriado fez tanto sucesso na época, que fizeram um filme baseado na série. Nesse filme, Lee Meriwhether interpretou a Mulher-Gato.

Mulher-Gato

E, como a intenção do diretor foi de fazer um filme mais coerente com a nossa realidade, por mais que seja baseado em quadrinhos, a Mulher-Gato não possui nenhum poder sobrenatural e nem um chicote para golpear os adversários, como é mostrado naquele ridículo filme da "Mulher-Gato" com a Halle Berry. No filme de C. Nolan, Selina Kyle é uma ladra bastante requisitada no submundo do crime, usuária de tecnologia avançada para realizar seus serviços.

Mulher-Gato

E olha que teve gente reclamando do visual da nova Mulher-Gato... só pode ser sacanagem. Selina não é uma vilã, apesar de cometer atos dignos para ser rotulada como tal, no caso, enganar o Batman e entregá-lo de "mão beijada" para Bane em seu covil. Ela é uma anti-heroína.

Ela tem potencial para ser uma heroína, mas o que a motiva a fazer o que faz, é tudo por sobrevivência dela e da garota que ela protege (provavelmente a irmã dela). Quando aparece, os objetivos de Selina são um mistério, mas depois que ela aparece negociando as digitais de Bruce, descobrimos a sua intenção: conseguir um software que foi desenvolvido com a capacidade de deletar toda e qualquer informação sobre o indivíduo, podendo dessa maneira voltar ao anonimato. Selina é uma procurada, ela quer sumir e continuar sua vida de outra maneira, talvez até mesmo em outro lugar.

A única coisa que acho sobre a Mulher-Gato do filme, é que faltou uma participação maior dela no mesmo, deveria ter mais cenas de ação da personagem, por mais que o filme não seja sobre ela. Bom, mas pelo o menos ela cumpre o seu papel de importância na trama. Apesar de mencionar "Mulher-Gato", em nenhum momento no filme ela é chamada por esse vulgo.

"Eu descobri a identidade secreta do Batman"


John Blake

John Blake (Joseph Gordon-Levitt) é um dos personagens mais importantes da trama. O policial cresceu em um orfanato, mas sua trajetória depois de sair do orfanato é desconhecida. Existe a suspeita de que John também tenha se aventurado em outros países, possivelmente atuando como mercenário em algumas missões antes de retornar à Gotham e fazer parte da polícia da cidade.

Quando criança, John "conhece" Bruce Wayne em uma das visitas do bilionário ao orfanato que a empresa mantém, desde então, a figura daquele excêntrico homem provoca em John uma inquietação, pois ele percebe que Bruce possui um segredo.

Sobre John Blake ter descoberto a verdadeira identidade do Batman, particularmente não gostei da explicação usada pelo personagem no filme. Durante a conversa que ele tem com Bruce Wayne na mansão, ele revela que sabe que Bruce é o Batman, que sabia que ele também mentia, estava nos olhos de Bruce que ele escondia algo. Segundo ele, os olhos de alguém órfão assim como ele.

Outra coisa que devemos ter em mente, é que C. Nolan nos diz que descobrir a identidade secreta do Batman não é algo muito difícil, sendo que cedo ou tarde isso iria acontecer. No caso de John Blake, obviamente que ele não descobriu só de observar Bruce Wayne, mas aquilo foi apenas o começo de uma investigação. Não sei ao certo, mas em alguns virais do filme, tudo indica que alguém vem coletando informações desde que o Batman surgiu em Gotham, tudo parte de uma investigação. Obviamente que isso torna a descoberta por parte de John algo mais coerente.

John conta sobre Gordon estar internado no hospital e sobre a existência de mercenários em Gotham, concluindo que, como algo terrível está para acontecer na cidade, o povo precisará novamente de Batman. Bruce tem que encarar o mundo fora da mansão Wayne, então decide sair. Alfred teme que isto seja o retorno das atividades do patrão como o Batman.

Bruce vai visitar Gordon no hospital, mas para não levantar suspeitas, usa a desculpa de que está lá para fazer uma avaliação médica em sua perna. Depois de "invadir" a sala onde Gordon está internado, Bruce ouve o que o Comissário tem a lhe dizer sobre o misterioso grupo que está na cidade e fica sabendo de seu líder, Bane.

Bane

O baile


Seguindo os rastros de Selina Kyle, Bruce decide ir ao baile de máscaras que a sua executiva Miranda Tate organizou. Após avistar Selina pronta para aplicar outro golpe em um ricaço, Bruce a puxa para dançar e uma conversa se inicia. O teor dessa conversa com Selina o assusta, já que ela menciona que problemas virão, mas parece pouco se importar. 

Bruce Wayne e Selina Kyle

Notaram que John Blake some por um tempo durante o filme? Pois é, essa imagem possivelmente revela que ele estava seguindo os passos não somente de Bruce, mas também os de Selina:

John Blake

Será que aquela figura enigmática observando Bruce e Selina conversando é realmente John Blake? Se for, é mais uma evidência que prova o que disse sobre ele ser um detetive, não descobrindo a identidade secreta do Batman apenas de olhar para Bruce.

A Lenda retorna


Só nesse filme, o Batman ressurge três vezes e essa é somente a primeira.

Na minha opinião, uma das cenas mais empolgantes é quando o Batman aparece pela primeira vez no filme. Ao encontrar com Lucius Fox (Morgan Freeman), Bruce fica sabendo do mais novo projeto do engenheiro: "The Bat", uma aeronave que ainda não possui piloto automático (praticamente um Tumbler que voa).

 

Além do novo "brinquedo", agora Bruce também possui uma espécie de exoesqueleto na perna, um equipamento que é capaz de fazê-lo andar sem a ajuda de uma bengala e que lhe confere uma força extra na perna (a demonstração do poder do exoesqueleto pode ser visto quando ele quebra parte do concreto de uma parede com um chute).

Bane e seu bando resolvem agir, colocando em prática outra parte do plano. Ele e seus mercenários resolvem invadir o local onde investidores da bolsa de valores se encontram, provocando o caos e colocando a polícia de Gotham para trabalhar. Bane está interessado em roubar dados importantes da movimentação de dinheiro, só que, seria somente isso? Bane sabe que o Batman está vivo, mas  é preciso tirá-lo de seu refúgio. Alguns policiais na esperança de finalmente prenderem o Batman e ganharem fama com isso, também sabem que essa é uma boa oportunidade, se ele realmente estiver vivo.

Bruce Wayne sabe que Gotham precisa do Batman, mas Alfred apela para que ele não retorne a usar o manto.

Após seqüestrarem algumas pessoas e empreenderem fuga, Bane consegue o que deseja: no túnel, durante a perseguição, as trevas assumem o poder e, nós sabemos o que vai acontecer. Depois de anos sem ser avistado em Gotham, lá está o Batman em seu batpod, perseguindo os bandidos, salvando os inocentes. Depois de anos, o Cavaleiro das Trevas está de volta!

Como eu já mencionei anteriormente, essa cena é empolgante.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Eu quero ibagens do Morcegão, Comandante Hamilton!

O bom dessa cena é ver a reação das pessoas ao verem o Batman. Tanto de alguns policiais que desejam capturá-lo, como as do cidadão comum.

Nesse momento já não somos meros espectadores,  pois o diretor nos coloca na pele dos cidadãos de Gotham, assistindo o noticiário local, vendo o Batman ser focado pela luz do holofote do helicóptero que acompanha a alucinante perseguição do vigilante aos bandidos.

É quase como se Nolan estivesse nos dizendo que caso ele realmente existisse, provavelmente é o que iria acontecer, pois um vigilante seria perseguido pela Lei, não importando a boa intenção do mesmo, mas algo que também ocorreria e que não mudaria em nada do filme para a realidade, é que você, ainda sim, torceria pelo Batman. Somente cretinos não torcem pelo Batman.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Obrigado pelo "brinquedo" novo, Lucius

Existem pessoas que ficam indignadas com o fato do Batman não usar apenas uma malha fina como uniforme, alegando que o Batman não usa uma "armadura" nos quadrinhos, sendo diferente do que é mostrado no filme. Em que década esse pessoal parou? É muito mais coerente o Batman usar um verdadeiro uniforme que é um modelo de combate, muito resistente, possuindo o que existe de mais avançado em tecnologia. Assim como algumas características do uniforme mudam, corrigindo erros anteriores, como limitação de agilidade e baixa absorção de impacto, o arsenal do herói também passa por renovação. Em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" existe uma cena em que Lucius Fox mostra as novas modificações do uniforme.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Depois da investida contra o bando de Bane, o Batman se depara com a força policial mobilizada para capturá-lo. Está aberta a Temporada de Caça ao Morcego. Pode dizer, eu sei que você gostou da cena em que o Batman praticamente diz "dane-se" para a polícia de Gotham ao fugir no batpod.

E é engraçado quando todo mundo aparentemente o encurrala e ele escapa usando a aeronave Morcego, deixando os policiais boquiabertos.

E houve gente reclamando até mesmo da cena da fuga, dizendo que o Batman havia "estacionado" a aeronave, adivinhando que o bando de Bane passaria por ali durante a perseguição... E o cara criar um plano de fuga, conhecendo cada beco da cidade onde cresceu, isso não vale de nada para um zé mané que disse isso, não é?

Não é impossível dele realizar essa "proeza", pois além de possuir aparelhos que mapeiam a cidade, o Batman ainda é um ninja. Você acha mesmo que um cara que foi treinado pela Liga das Sombras não teria um plano de fuga?

Um verdadeiro amigo, um nobre sentimento


Bane consegue o que queria, está na hora de prosseguir com os planos e esperar pelo momento certo para o grande confronto com o Batman. Enquanto isso não ocorre e antecipando que uma tragédia se aproxima do patrão, Alfred se mostra desapontado com Bruce por ele ter voltado a usar o manto, insistindo de que aquilo é uma péssima idéia, que não lhe pertence mais o dever de cuidar desse tipo de problema, pois cedo ou tarde, pode morrer em ação.

Se Gotham está em perigo, que Gotham se salve.

E por mais que boa parte do filme tenha cenas com Selina Kyle, John Blake ou o Bane, depois do Batman, o personagem mais importante e interessante da trama é o Alfred. Não importa se ele aparece poucas vezes no filme, alguns dos diálogos mais importantes presentes no filme acontece entre ele e Bruce.

Tudo o que Alfred deseja, é que Bruce simplesmente "siga em frente" com a vida, não que seja impossível esquecer uma tragédia como a que aconteceu na vida de Bruce, mas por vezes é importante se livrar dos grilhões do passado e ir adiante.

Alfred

Alfred sabe que se Bruce continuar a carreira de vigilante, em algum momento surgirá um desafio em que o Batman não conseguirá vencer, mas também percebe que é isso o que Bruce deseja, pois o patrão acredita que já perdeu tudo, sendo a morte um belo presente que colocaria um fim no tormento que é viver.

Alfred menciona que já enterrou membros demais da família Wayne e não deseja que o mesmo aconteça com Bruce. Vemos aqui, no apelo de Alfred, o reação de um pai que está apenas tentando proteger o filho, aconselhando-o. Sim, todos sabemos que Alfred não é o pai de Bruce, mas existe um sentimento paternal de Alfred para com Bruce.

Alfred também menciona que quando tira férias em uma cidade da Itália (que esqueci o nome), ao ver as pessoas aproveitando o dia onde costuma ir (um café), ele chega a imaginar Bruce, acompanhado, tendo uma vida normal e feliz. É esse o desejo de Alfred, o desejo de um verdadeiro amigo. Mas Bruce ignora, agora tudo o que importa é derrotar Bane e restaurar a paz em Gotham. Alfred não pode fazer mais nada, só não quer assistir o patrão morrer, então pede demissão.

Essa cena em que o Alfred chora depois que a sua tentativa de impedir Bruce continuar sendo o Batman falha, me fez lembrar do primeiro filme, quando desde o começo ele acompanha a "transformação" de Bruce no Batman. No segundo filme, com o surgimento de um novo vilão, representando assim um desafio maior, Alfred nota que a coisa saiu do controle e teme pelo patrão.

A queda do Morcego


Depois de unir forças com Selina Kyle em uma caçada nas galerias subterrâneas de Gotham com o intuito de encontrar Bane e derrotá-lo, Bruce é enganado, fica surpreendido ao ver que Bane o espera, sendo tudo parte de um acordo entre ele e Selina. A verdade é que Selina deseja sumir, então fará o que for possível para nunca mais ser perseguida, mesmo que isso inclua enganar alguém como o Batman, que por mais que ela não possua os mesmos princípios, fica evidente que o admira.

Como o fator surpresa já era, o jeito é ir logo pra porrada.

Bane vs Batman

Em todas as cenas, praticamente todas, a trilha sonora composta pelo gênio Hans Zimmer preenche o filme; mas durante a cena da luta entre Bane e Batman, a trilha desaparece para que nós possamos ouvir o barulho provocado pelos intensos golpes de ambos. O Batman tenta uma das táticas que aprendeu com a Liga das Sombras, que consiste em deixar o inimigo desorientado com as trevas, então ele usa um aparelho que desliga a luz do ambiente, mas é surpreendido quando Bane o acerta na escuridão total. 

Quando Bane revela conhecer a técnica que é ensinada aos novatos da Liga das Sombras, então Bruce compreende finalmente que está diante de um inimigo totalmente diferente dos outros que enfrentou. Bane foi treinado pela Liga das Sombras, mas foi expulso do clã pelo líder Ra's Al Ghul

Eu gostei muito da cena da luta, pois não existe aquele apelo comum em filmes de super-heróis, em que quando o herói está totalmente sem forças, a última fagulha de força faz com que ele acerte o inimigo com algum golpe secreto milagroso, vencendo nos 45 do segundo tempo. Nós vemos um Batman desesperado, tendo seus golpes neutralizados, sendo golpeado por um adversário que possui um estilo de luta que é pura selvageria, ignorando a própria dor resultante da intensidade dos golpes que aplica. 

Nos outros filmes o Batman não havia apanhado como apanha nesse, ele realmente leva uma surra, um verdadeiro espetáculo, pois Bane humilha o herói. Vendo que o Batman está em seu limite, Bane o ergue e aplica um último golpe e assim quebra o herói, uma épica cena que ocorre na saga "A Queda do Morcego".

Nessa cena o silêncio na sala de exibição do cinema era total, pois não havia nenhum burburinho, as pessoas estavam surpresas com a derrota do Cavaleiro das Trevas.

Quem já leu a saga "A Queda do Morcego", já esperava pela cena.

Batman - Cavaleiro das Trevas Ressurge

Essa é a segunda cena que mais gostei do filme, justamente por mostrar que o Bane não está de brincadeira e que o diretor C. Nolan não pouparia o Batman, prendendo a nossa atenção, a cada movimento e a cada golpe executado. Algumas pessoas dizem que o diretor poderia ter escolhido um vilão mais memorável, mas não consigo imaginar esse filme possuindo outro vilão sem ser o Bane. 

Se era para escolher um vilão, que fosse um que derrotasse o Batman, não o matando, mas humilhando o herói. Em "Batman Begins", uma das primeiras lições que Alfred ensina para Bruce, quando este ainda é jovem, é que nós caímos para aprendermos a nos levantar. Não vejo outro vilão para melhor fazer isso com o Batman do que Bane.

"Você só vai morrer quando eu permitir"


Depois da derrota, Bruce é levado para o Poço, um tipo de prisão incomum em um país que não é revelado no filme. Quando acorda, Bruce se depara com a figura de Bane, o seu torturador. Bruce, não suportando aquele sofrimento, simplesmente pede para que seu algoz o mate. Bane explica que não é tão simples assim, pois ele quer ver a alma do herói despedaçada, quer ver a última fagulha de fé se extinguir daquele corpo. 

Bane

A tortura maior planejada por Bane, é fazer Bruce assistir a destruição de Gotham pela impiedosa Liga das Sombras, dando continuidade ao plano do antigo líder do clã assassino. Quando Bane explica para Bruce o plano que será executado, essa foi a maneira de C. Nolan fazer uma referência de como os vilões atuavam antigamente nos quadrinhos (e na série), onde explicam exatamente todo o plano e no fim, o herói chega e acaba com a farra. Vendo a maneira como Bane fala com Bruce, notamos o ressentimento que ele nutre pelo herói, representando também a insatisfação da Liga das Sombras. 

A verdade é que desde que Bruce decidiu seguir um rumo diferente da Liga, ele foi considerado um traidor da causa. Gotham estava nos planos do clã, mas Bruce impede que ela seja destruída por Ra's Al Ghul e seus ninjas no primeiro filme da trilogia. 

Você achou mesmo que o Batman havia se livrado para sempre da Liga das Sombras?

Por que nós caímos?


Bruce é abandonado/jogado no Poço com uma uma vértebra deslocada, sem ao menos poder se mexer direito, sem poder fazer nada por Gotham. Tudo o que ocorre no Poço, é até mais interessante que o próprio final, pois de certa maneira voltamos ao princípio da origem do Batman.

Em "Batman Begins", quando criança, Bruce e Rachel brincam aos arredores da mansão Wayne. De repente, Bruce cai em um buraco escondido pelo mato, sendo que esse buraco parece ser parte de uma extensa caverna que existe no terreno da mansão. No escuro, a criança é surpreendida por vários morcegos que saem da caverna usando o mais novo rumo descoberto, paralisando Bruce de tanto medo.

Não demora e Bruce é resgatado, porém o trauma permanece. Até mesmo na Liga das Sombras, quando Ra's está treinando Bruce, ele menciona que o jovem aprendiz precisa vencer o seu maior medo, já que o medo o paralisa. Depois de respirar a fumaça de uma planta misteriosa, que provoca um efeito alucinógeno, Bruce abre uma caixa e imagina uma série de morcegos voando em sua direção.

Quando retorna para Gotham, resolve explorar a caverna que existe no terreno da mansão... a verdade é que Bruce decide explorar/enfrentar o medo que o paralisa. Quando mais uma vez se vê envolto por morcegos, Bruce finalmente domina o seu medo e aquilo lhe serve de inspiração para a criação do "Batman".

E qual é a situação de Bruce no último filme? Ele está no Poço, uma vez mais tendo que lidar com o fato de que foi derrotado. Diferente do que aconteceu no passado, dessa vez não existe ninguém para tirá-lo de lá.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

No Poço, Bruce fica sabendo em que tipo de prisão está ao conversar com outros prisioneiros. Os dias vão se passando, sendo que cada dia que passa, algo é revelado, como por exemplo, agora ele sabe que Bane foi jogado ali, ainda criança (um erro de interpretação de Bruce, resultado de uma história contada de forma errada) pelo pai, o líder da Liga das Sombras. Bruce chega a pensar que Bane é filho de Ra's Al Ghul.

Bruce não entende o idioma local, sempre pedindo para que seu companheiro de cela traduza o que um dos presos, um médico, vez ou outra diz. É esse mesmo médico que fez o que podia fazer para minimizar a dor de Bane após sobreviver ao ataque dos outros presos. Certa vez aconteceu uma rebelião e Bane foi atacado pelos outros prisioneiros, que desfiguraram seu rosto.

Ao longo dos dias, se recuperando lentamente, Bruce acompanha pela TV deixada por Bane o caos em que Gotham se tornou: Bane roubou o reator e o transformou em uma bomba que ameaça explodir, assim como destruiu as pontes que ligam a cidade ao resto do continente, deixando ela isolada, sendo agora uma terra de ninguém. E para piorar ainda mais a situação, Bane revela a verdade sobre a morte de Harvey Dent, apelando para que o povo de Gotham participe da revolução que promove e isso começa com a libertação dos prisioneiros da Blackgate.

Bane

Mesmo que não tenha sido a intenção de C. Nolan, a revolução provocada por Bane e a Liga das Sombras, seu discurso inflamado de "libertação e tomada do poder pelo povo" para instaurar uma nova ordem na cidade, não é muito diferente do que aconteceu nos países em que a revoluções ocorreram.

É impossível não lembrar sobre o que a História nos ensina sobre os revolucionários, mas não a História que é ensinada nas escolas, pois há mais de três décadas o ensino foi criminosamente deturpado, omitindo a verdade dos fatos. Felizmente existe a História que descobrimos por meio de nossa própria caminhada em busca pela verdade, após uma série de questionamentos.

Sobre essa paixão demonstrada por Bane e a Liga das Sombras por uma causa absurda, que por sinal, acaba vitimando inocentes, talvez eu publique um artigo sobre este fato aqui no blog.

"Deh-Shay, Bah Sah Rah!"


Bruce precisa voltar e salvar Gotham, mas para isso, deve sair do Poço, algo que não é nada fácil e praticamente quase impossível de se conseguir, já que existe somente uma entrada e saída do lugar. O herói deve escalar até a metade do túnel e depois pular para alcançar o outro extremo dele, onde fica a parte mais fácil da escalada, mais perto da entrada/saída da prisão.

Os prisioneiros que estão há muitos anos ali, já não possuem mais esperança de que saiam daquela prisão, apenas esperando pela morte. E isso me fez lembrar do que está escrito no portal da entrada do Inferno em a "A Divina Comédia", obra de Dante Alighieri: "Deixai toda a esperança, vós que entrai!"

Para que consiga escalar, Bruce é ajudado pelo seu companheiro de cela a manter-se de pé, depois de ter a vértebra recolocada em seu devido lugar com um golpe na coluna, o que me fez imaginar o tipo de dor provocado por esse processo (certa vez fiquei entrevado em uma cama, a minha musculatura estava tão tensionada, que até mesmo respirar era doloroso).

Por meio de um processo arcaico, mas que por sorte, funciona, depois de uns dias ele consegue se estabilizar. Conseguindo ficar de pé, Bruce começa a se exercitar intensamente, pois precisa estar preparado para enfrentar Bane assim que sair do Poço.

Chega o momento de tentar sair do Poço, então tudo é preparado para a primeira escalada de Bruce. Assim que chega no limite após escalar a primeira parte, pronto para pular, a cena é preenchida pelo coro dos prisioneiros:

"Deh-Shay, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah"

O primeiro viral do filme deixou muita gente intrigada, pois, do que se tratava aquela música? O que ela significava? A única coisa na época sobre o novo filme do Batman, era esse viral com um player da música. Esse coro está presente em boa parte da trilha sonora do filme, principalmente as músicas que são temas do Bane, obviamente para lembrar a "origem" dele.

Bruce falha em sua primeira tentativa, então descansa para recuperar as forças e tentar novamente. Na segunda tentativa, outra vez ele falha. Não será fácil sair dessa prisão, mas quem disse que o Batman desiste?  

Toda essa provação pela qual Bruce passa, também me fez lembrar da mitológica Fênix, a ave que ressurge de suas próprias cinzas. Bruce precisa "renascer". Antes da terceira tentativa, o médico começa a lhe dizer que ele jamais conseguirá sair daquela prisão por não ter medo de morrer, sendo necessário ter em mente o que realmente é o medo, reaprender o que é. 

E voltamos para o "Batman Begins", onde a trama é praticamente sobre o que é o "medo". De certa maneira, nada acontece por acaso, pois a estadia ali no Poço faz com que Bruce reflita e lembre-se do verdadeiro significado do medo. E é durante o período em que se encontra no Poço que Bruce começa a arquitetar como derrotar um adversário que aparentemente não possui medo. Foi o medo de morrer que fez com que aquela criança conseguisse sair do Poço. 

Um dos momentos mais misteriosos que Bruce vive no Poço, é quando a figura de Ra's Al Ghul aparece para lhe dar um recado, relembrar ele do terrível engano que foi trair a Liga das Sombras, sendo que os planos continuariam mesmo sem o líder do clã.

Como explicar essa cena em que Ra's Al Ghul se comunica com Bruce? Tudo indica que é apenas um delírio do herói. Se Ra's escapou da morte no final de "Batman Begins", o que é muito difícil, então é melhor a gente considerar a hipótese de que ele não ensinou tudo ao aprendiz. Mas, fica aí o mistério.

É hora de tentar escapar da prisão pela terceira vez. Na minha opinião, a melhor cena do filme.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Determinado a escapar da prisão, Bruce enfrentará novamente o desafio de escalar o túnel. Antes de subir, Bruce havia perguntando anteriormente o que significava as palavras ditas no coro, então o seu amigo de cela revela que é "ressurgir". O que acontece nas tentativas de escapar da prisão, é quase um rito de passagem, praticamente uma forma de renascimento. Bruce está pronto para o desafio.

Quem é que não torceu pelo herói nessa cena? A música composta por Hans Zimmer preenche a cena juntamente com o coro dos prisioneiros.

Então, temos a melhor música da trilha sonora de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"


A torcida por Bruce não é exclusividade dos prisioneiros, isso é o que faz com que eu considere a cena a melhor do filme, pois você fica apreensivo, pois sabe que o herói jamais desistirá.

A medida que Bruce avança em sua escalada, a música e o coro dos prisioneiros aumentam...

"Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah
Deh-Shay, Deh-Shay, Bah Sah Rah, Bah Sah Rah"


E finalmente chega o momento decisivo do pulo... E ele consegue! O salto dele coincide com a mudança de ritmo da música, o que é perfeito, mesmo não sendo uma novidade em filmes. O que importa é que uma das melhores escolhas de C. Nolan, foi a de ter Hans Zimmer na tarefa de compor a trilha sonora do filme. 

Bruce Wayne continua a escalar, está perto de conseguir a sua liberdade. Claro que nós sabemos que ele iria conseguir, pois o filme não acabaria ali, afinal, ele só é o Batman por ser o melhor aluno de Ra's Al Ghul. O vilão chega a assumir isso nos momentos finais de "Batman Begins".

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Finalmente Bruce está livre. E sobre o Poço, muita gente tem curiosidade em saber onde exatamente fica essa prisão. Bom, o meu palpite é de que seja no Marrocos. Mas, por qual motivo digo isso? Na época em que esse coro da prisão foi propagado na internet, pesquisei a sua possível origem. O problema é que existe muita contradição sobre a origem do tal idioma, mas uma vez que possível ver a sua forma escrita, temos a base para chegar, talvez, em um resultado satisfatório.

"Deh-Shay, Bah Sah Rah" no idioma marroquino significa "ressurgir". Diferente de outros idiomas, como é o caso do filipino (acreditavam que fosse esse o idioma), onde quer dizer outra coisa muito diferente.

Tendo como base isso, possivelmente o Poço esteja localizado no Marrocos. Também é válido lembrar que nos quadrinhos, Ra's Al Ghul possui origem árabe.

O acerto de contas


Okay, desde que aparece no filme, o importante é voltar a atenção para ela. Para os que não conhecem o universo das histórias em quadrinhos do Batman, Miranda pode passar despercebida da atenção do espectador; já para quem conhece os quadrinhos, sabe que Ra's Al Ghul (Liam Neeson) possui uma filha, Talia, que por vezes entra em conflito com o Batman para defender os propósitos do pai, mas em outras ocasiões, ajuda Bruce a impedir que os planos insanos do pai se concretizem.

Talia Al Ghul

Nos quadrinhos, Talia e Bruce chegam a ter um romance, até mesmo resultando na geração de um filho, Damien WayneTalia Al Ghul, talvez o maior amor de Bruce, já foi mencionada aqui no blog no resumo sobre os vilões do Batman.

Mas em "Batman Begins", Ra's menciona em uma conversa com Bruce - isso é no começo do filme, Bruce não sabe que Henri Ducard é na verdade Ra's Al Ghul -, após um árduo dia de treinamento, um detalhe sobre o seu misterioso passado:
"Nem sempre vivi aqui nas montanhas. Uma vez, tive uma esposa. Meu grande amor. Ela foi tirada de mim. Como você, eu fui forçado a aprender que há aqueles sem decência... que devem ser derrotados, sem hesitação, sem piedade. Sua raiva lhe dá grande poder. Mas se você deixar, ela vai destruí-lo... como quase destruiu a mim."
Nos quadrinhos, a jornada de Ra's em busca de "Justiça" também começa depois de perder a esposa que é vítima de um ato cruel, também mencionado aqui no blog no resumo sobre os vilões. Já que em "Batman Begins" Ra's aparece e aparentemente morre, era de se esperar que em um dos filmes a filha fosse aparecer para vingar o pai, mesmo não sendo mencionado por Ra's o fato de que um dia teve uma filha com sua amada.

Ra's Al Ghul

Quando saiu a informação de que a atriz Marion Cotillard interpretaria uma tal de Miranda Tate, me perguntei: "quem é essa?", sabendo que não existe "nenhuma" Miranda Tate importante no universo das histórias do Batman, então minhas suspeitas sobre Talia aparecer no filme estavam confirmadas.

Talia Al Ghul

Até mesmo quando Bane foi divulgado como o vilão do filme, a minha suspeita é de que a aliança dele não seria estritamente com a Mulher-Gato, mas com alguém mais influente e poderoso no submundo do crime. Alguém em busca de vingança, então restou apenas Talia. Fazia sentido, cada peça no seu devido lugar. Por direito, a liderança da Liga das Sombras é dela.

 

A filha do demônio, para que pudesse escapar do Poço, foi ajudada por Bane. No final do filme temos a revelação de que a criança que havia escapado era ela, não Bane.

Talia atravessou o mundo atrás de vingança, para honrar o nome do pai, mesmo que ele tenha falhado com ela no passado. Anos se passaram e Talia estava no coração do inimigo, dentro das empresas Wayne, arquitetando a queda do Morcego ao longo dos anos.

O fogo ressurgirá


O Batman está de volta à Gotham. Aquela cena em que um símbolo de um enorme morcego em chamas se forma em um prédio, anunciando a presença do Cavaleiro das Trevas na cidade, também é uma das melhores. É até algo meio selvagem/tribal, uma forma de dizer para o inimigo: "essa cidade é minha e você não é bem-vindo!"

Bane vs Batman

Lembrei daquela cena do filme Predador em que o Arnold Schwarzenegger acende uma tocha e de cima de uma árvore, solta um grito, convocando o inimigo para o confronto.

E antes que eu esqueça, quando a coisa não poderia estar pior em Gotham, ainda temos o demente do Jonathan Crane, o Espantalho (Cillian Murphy), como um juiz comandando uma corte extremamente sem lógica, condenando pessoas para a inevitável morte. Lembrando também de que ele trabalhou para a Liga das Sombras no primeiro filme da trilogia.

Jonathan Crane, o Espantalho
"Morte ou exílio?"
No confronto final entre Bane e Batman, o vilão subestima o homem que foi considerado por Ra's Al Ghul o seu melhor aluno, então ele leva uma bela surra. O Bane, com seu estilo de luta brutal, enfrenta agora um Batman furioso, que não será mais surpreendido pelas investidas do adversário.

Bane vs Batman

Mas, como é que o Bane luta de um jeito que parece não sentir um pingo de dor? Voltando para a cena do Poço, o médico menciona que o tratou com morfina e depois fez uma cirurgia no rosto do vilão para que ele pudesse ter a dor amenizada. Quando o Batman golpeia a fuça do vilão e quebra parte do dispositivo da máscara, Bane fica atordoado.

Será que a máscara o "sustenta" com morfina ou seria uma nova química? Nos quadrinhos, Bane é cobaia de uma experiência com a droga conhecida como Veneno, que amplia extremamente os atributos físicos, mas como a droga está em fase de teste, o efeito colateral acaba tornando Bane dependente dela. C. Nolan não usaria algo do tipo como é mostrado nos quadrinhos, já que a intenção era fazer um filme mais próximo da realidade.

Nos momentos finais, Miranda Tate aplica uma facada em Batman e revela que é Talia Al Ghul. E antes que Bane aplique o golpe final em Batman, esse é alvejado por um disparo da batpod que está em domínio de Selina, salvando o homem com quem tinha uma dívida para quitar.

Selina Kyle

Depois de toda aquela tensão durante a perseguição para impedir que Talia consiga fugir com a bomba, ela morre depois de sofrer um acidente com o caminhão que dirige. E a forma de como ela morre, também foi alvo de comentários. Teve muita gente que não gostou, achou estranho aquele último suspiro da moça.

Já existe até um blog em que as pessoas imitam a atuação de Marion Cotillard.

E em uma atitude desesperada, Batman transporta a bomba para longe da cidade usando a aeronave Morcego, a população observa o sacrifício do herói por Gotham, melhor representado pelo intenso clarão provocado pela explosão da bomba.

Batman - The Dark Knight Rises

Antes dele levar a bomba, as "palavras finais" dele para o Comissário Gordon, é de que até mesmo um simples gesto, como o de arrumar um casaco para uma criança não sentir frio, já é um gesto heróico o suficiente para mudar as coisas. Então, quando o Batman vai embora levando a bomba para longe da cidade, Gordon lembra-se de quando arrumou um casaco para o jovem Bruce Wayne que estava sentindo frio e se encontrava sozinho na delegacia, após os pais terem sido assassinados durante um assalto. Gordon agora sabe, mesmo que tarde, que o Batman é Bruce Wayne.

E diferente de todos os outros ícones dos quadrinhos, o seu maior poder, é que ele nunca desiste.

Fim? 


A cidade foi salva pelo herói que as autoridades tanto perseguiram. O povo sabe, agora mais do que nunca, que a corrupção sempre será o maior vilão da cidade. Mesmo que Gotham viva momentos de paz, é preciso manter-se vigilante.

E sobre o final do filme, melhor seria impossível. É assim que se termina de forma digna uma trilogia, com respeito aos fãs dela, dando o devido tratamento aos personagens. Algumas pessoas não gostaram do final, queriam que ele ficasse em "aberto" para que ficássemos questionando se Alfred havia visto ou não Bruce Wayne vivo no local em que costuma tirar férias.

Só pelo fato de "Inception" (A Origem) terminar daquela maneira e o diretor ser o mesmo, obrigatoriamente ele teria que terminar a trilogia do Batman do mesmo jeito? Claro que não, pois seria idiotice, estragaria tudo. Um filme é totalmente diferente do outro, principalmente pelo fato de que em "A Origem", o diretor nos coloca uma dúvida na mente, pois é o que o personagem principal vive durante o filme inteiro, se o que vê é apenas um sonho ou é a realidade.

E voltando ao final, Lucius Fox nota que o piloto automático da aeronave Morcego foi consertado, explicando como Bruce escapou da morte. Gordon tem uma surpresa ao ver o bat-sinal restaurado e a mansão Wayne é doada para o orfanato que as empresas Wayne mantinham.

E sobre John Blake ter o seu verdadeiro nome revelado, no caso, Robin, é o seguinte: John Blake não representa nenhum Robin dos quadrinhos, basta apenas ver o nome de todos aqueles que um dia foram o Robin. A única coisa em comum, é o fato dele ser órfão. A verdade é que John Blake é um novo "Robin", criado especificamente para o filme, sendo alguém que provavelmente levaria adiante o legado do Batman.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Muita gente acha que existe a possibilidade de continuarem o filme devido o final, mas não é o que vai acontecer. Um reboot do Batman será feito e é esse "novo" Batman que fará parte do projeto que é unir os ícones do Universo DC em um único filme, a Liga da Justiça.

Depois dos filmes do C. Nolan, tenho certeza que não farão mais um excelente trabalho com o personagem para os cinemas. O final foi épico, por mais que alguns digam que não.

E a melhor cena, depois da escalada no Poço, é a cena em que Alfred nota a figura de Bruce diante dele, então acena como se estivesse dizendo: "fico feliz por você, patrão", e logo em seguida mostrando Bruce sorrindo ao lado de Selina, agora sim, um novo homem com a possibilidade de construir uma nova vida.

Algumas pessoas não gostaram do final, simplesmente por Bruce se aposentar e não ser mais o Batman. Isso é coisa de fã retardado, que só ficaria satisfeito em ver o herói se aposentando aos 48 anos. No geral, fãs de quadrinhos não são idiotas, mas existe uma parcela deles que é.

Bruce Wayne merecia um final feliz.

Mesmo que possua algumas falhas e não sendo melhor que o filme anterior, valeu todo esse tempo esperar pelo filme, pois tinha certeza de que não iria me decepcionar com o final da trilogia. E essa trilogia, acho que podemos resumir em uma única frase: "como se constrói um herói".

Batman - The Dark Knight Rises

Gostaram do filme? 

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.