terça-feira, 28 de maio de 2013

Corporação Batman - Combatendo o crime em escala global

Batman Inc.

Para além das fronteiras territoriais da cidade, uma criatura vem se alimentando e crescendo cada vez mais e tem como alvo Gotham City e o mundo.

Essa mesma criatura, gerada na Eurásia, quer tomar o controle absoluto do planeta, mas para isso, existem barreiras que devem ser ultrapassadas, além de existir uma vitória simbólica: se a criatura conseguir dominar a cidade do Batman, não existe nenhuma outra que possa resistir. Sendo um dos maiores detetives do mundo, o Cavaleiro das Trevas traça um plano: é preciso ir além das fronteiras de Gotham, fazer o possível para que essa cidade não se torne cinzas, então é preciso levar o nome "Batman" para todo o globo.

Bruce Wayne decide criar a Corporação Batman, criando a farsa de que sempre financiou o vigilante Batman na luta contra o crime. Mas o alvo é outro, o Batman consegue resolver o crime local, mas não é só em Gotham que o crime vem crescendo cada vez mais: o mundo tornou-se um lugar perigoso demais e os meios convencionais de reprimir o crime já não se mostram tão eficazes como antes. O mundo precisa de Batmans.

Batman Inc.

Pensando nisso, Bruce Wayne passa a recrutar ao redor do globo outros vigilantes que foram inspirados pelo Homem-Morcego. Um plano audacioso, afinal, Bruce sabe que será severamente criticado pela mídia internacional e os demais poderes. Alguns grupos poderosos possuem interesse no aumento da taxa de criminalidade no mundo, um deles são os Socialistas Fabianos, mas isso explico em outro momento, por enquanto, recomendo a leitura deste artigo:


Para muitos, apenas mais uma história em quadrinhos, com alguns exageros ali e aqui que a ficção permite; mas para quem tem algum tipo de conhecimento sobre os poderes que governam esse mundo, compreende que a história desenvolvida pelo roteirista escocês Grant Morrison é cheia de informações sobre o que realmente acontece no cenário político global.

E não, não é aquela conversinha sobre Illuminatis, assunto que faz tanto sucesso na Internet. E outro detalhe, não costumo gostar do trabalho do G. Morrison, mas esse é ótimo.

Em uma das edições de "Corporação Batman", Grant Morrison até brinca ao explicar, de forma resumida, como se desenvolve a engenharia social e o domínio dos poderes na nossa sociedade, de como isso acontece sutilmente. O interessante é ver o Batman enfrentar esse tipo de inimigo, dentro e fora de seu território e tão poderoso quanto ele.

Batman Inc.

Os 3 primeiros volumes já foram publicados no Brasil pela Panini. Recomendo a leitura.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.