segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O poder do anonimato

Selina Kyle

Privacidade tornou-se um artigo de luxo na atual sociedade em que vivemos. Ao longo dos anos, não tem sido uma tarefa fácil preservá-la.

Com o avanço da tecnologia a nossa privacidade vem desmoronando cada vez mais, essa maldita 'conectividade', sempre que possível, golpeia esse nosso bem. Estamos todos conectados, mesmo que esse não seja o nosso desejo. As redes sociais tornaram-se vitrines das nossas vidas nada interessantes, onde tudo resolvemos com apenas um clique.

O grande problema é que apesar de divertido, ao criar uma conta no Google, por exemplo, você nunca mais conseguirá deixar de existir na web: uma vez utilizados os serviços, você fica registrado para sempre, mesmo após excluir sua conta.

***

Em "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", a ladra Selina Kyle deseja sumir do mapa, mas para isso, precisa de um programa chamado "Ficha Limpa", que é capaz de apagar todo e qualquer registro de um cidadão, o tornando inexistente. A carta na manga que Bruce tem para que Selina o ajude na luta contra Bane e a Liga das Sombras, é o programa que está em seu poder.

Bruce e Selina, após salvarem Gotham da Liga das Sombras, decidem deixar a cidade, viver em paz em outro lugar; mas para que jamais sejam rastreados, eles fazem uso do "Ficha Limpa".

A verdade é que Bruce Wayne fez corretamente a lição de casa quando treinou com a Liga das Sombras, uma das principais e mais importantes lições que aprendeu: manter-se "invisível" e atuar nas sombras da sociedade.

Em um mundo cada vez mais vigiado e sem privacidade, o anonimato é um privilégio.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.